Mesmo que a cobertura WiMAX seja apenas sonho no Brasil, e que esteja disponível em limitadas partes do globo, além de ter uma forte concorrente, o padrão LTE, o grupo industrial WiMAX Forum está a todo vapor desenvolvendo sua tecnologia que sucederá a Internet 4G.
Baseada na especificação 802.16m, o WiMAX 2 será capaz de fornecer aproximadamente 100 Mbps em downloads em dispositivos portáteis, como smartphones, e quase 1 Gbps para dispositivos estacionários como um modem 4G em uma residência.
Mas isso ainda é pouco para Samsung: a empresa demonstrou uma implementação WiMAX 2 durante o evento CEATEC Japan 2010, em Tóquio, que foi capaz de chegar à surpreendente velocidade de 330 Mbps, exibindo simultaneamente 16 vídeos de alta resolução.
O teste foi feito em parceria com a UQ Communications, e segundo rumores usa o equipamento WiMAX atual da Samsung, e com isso as empresas poderão fazer o "upgrade" para o WiMAX 2 com novas placas de canais ou via software, evitando gastos. Os primeiros produtos da Samsung a serem baseados no padrão WiMAX só estarão disponíveis depois do final de 2011.
Fonte:guiadohardware
Nenhum comentário:
Postar um comentário