Fonte:baixaki.com.br
Universidade do Qatar divulgou o projeto.
(Fonte da imagem: Divulgação / The Peninsula)
O projeto de uma nuvem artificial foi exibido nesta semana pelo departamento de mecânica e engenharia da Universidade do Qatar. A ideia é utilizar a engenhoca para atenuar o calor de jogadores e torcedores em jogos realizados nos estádios sem cobertura durante os jogos da Copa do Mundo de 2022.
A nuvem seria construída com fibra de carbono e seria equipada com quatro motores movidos a energia solar e gás hélio, garantindo que ela flutuasse. O projeto foi desenvolvido por Saud Abdul Ghani, chefe do departamento de mecânica e engenharia, e de acordo com o jornal The Peninsula, teria curto aproximado de US$ 500 mil, o equivalente a R$ 830 mil.
Um dos motivos que levou ao estudo de uma nuvem artificial foi a polêmica gerada na escolha do Qatar para sediar a Copa do Mundo de 2022. Isso porque o verão no país árabe é muito rigoroso nos meses de junho e julho, época em que o evento esportivo acontece.
Além disso, a ideia não é utilizar a nuvem apenas durante a Copa do Mundo, mas sim vender o produtor para fazer sombra em parques e estacionamentos do país, que chega a registrar temperaturas de 50ºC durante o verão.
Leia mais no Baixaki: http://www.baixaki.com.br/tecnologia/9271-nuvem-artificial-pode-garantir-sombra-aos-torcedores-na-copa-do-mundo-de-2022.htm#ixzz1HQzStPRa
Nenhum comentário:
Postar um comentário