Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

1 em cada 8 ataques de malwares é feito através da porta USB

 

 

A Avast publicou uma postagem alertando aos usuários de PCs sobre o número crescente de ataques de malwares que se focam em dispositivos USB e no recurso "AutoRun" do Windows. Durante a última semana de outubro, a empresa de segurança registrou 700 mil ataques em computadores que enviaram voluntariamente os dados, e um de cada 8 (13,5%) veio através da porta USB.

O "AutoRun" ou "AutoExecutar" é uma ferramenta prática, mas é também uma forma muito comum de propagação de quase dois terços dos atuais malwares. Os desenvolvedores destes tipos de programas se aproveitam da inclinação natural das pessoas de compartilharem arquivos com familiares, amigos e colegas de trabalho através dos pendrives e outros dispositivos USB, já que este padrão oferece comodidade e praticidade em celulares, câmeras digitais, reprodutores de música, etc.

A empresa afirma ainda que seu software anti-vírus conseguiu combater 84% dos ataques relacionados ao AutoRun via USB, através da proteção residente, enquanto os 16% restantes foram detectados através de verificações completas. Contudo, a Avast lembra que a taxa de detecção pode cair conforme a capacidade do dispositivo a ser verificado aumente.

Para evitar este tipo de problema, os passos são os mesmos de sempre: desative o AutoRun, atualize sempre o anti-vírus, faça uma verificação no pendrive antes de abri-lo, e não ligue o PC com o pendrive espetado.

Fonte:guiadohardware.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário