A empresa MSI apresentou o primeiro sistema de refrigeração de chips de processadores de computadores que não utiliza energia.
O cooler (VENTOINHA) funciona tocando energia, ele funciona ao retirar energia do calor do próprio chip e do movimento do ar quente entre o chip e o redor.
Air Power Cooler (Motor Stirling) tem um motor a pistão, aproveita o movimento do ar quente para movimenta-lo, que por sua vez faz gira a hélice da ventoinha refrigerando o dissipador.
Motor Stirling – é um motor de combustão externa, aperfeiçoado pelo pastor escocês Robert Stirling em 1816, auxiliado pelo seu irmão engenheiro. Eles visavam a substituição do motor a vapor, com o qual o motor stirling tem grande semelhança estrutural e teórica. No início do século XIX, as máquinas a vapor explodiam com muita frequência, em função da precária tecnologia metalúrgica das caldeiras, que se rompiam quando submetidas à alta pressão.
Sensibilizados com a dor das famílias dos operários mortos em acidentes, os irmãos Stirling buscaram conceber um mecanismo mais seguro. É referido também como “motor de ar quente”, por utilizar os gases atmosféricos como fluido de trabalho. (WIKI)
Fonte:Vida Sustentavel
Nenhum comentário:
Postar um comentário