Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cuidado com o Windows Vista Starter Edition (SE)

 

Em computadores de menor custo normalmente, quando não é distribuído com o Linux, o Windows starter Edition (SE) é o que vem instalado. O único problema é que ele ter uma série de limitações, que muitas vezes, o cliente que está comprando não sabe.

Compartilhamento de Conexão com a Internet. Um computador que executa o Windows Vista Starter não pode utilizar o Compartilhamento de Conexão com a Internet (ICS) para compartilhar sua conexão de Internet com outros computadores da rede. Com o Windows Vista Starter, você deve usar um roteador para compartilhar uma conexão de Internet entre vários computadores. Para obter mais informações, consulte Configurando uma rede doméstica.

Compartilhamento de arquivos. Com o Windows Vista Starter, não é possível compartilhar arquivos ou pastas com outros usuários em uma rede. Isso significa que uma pessoa que estiver usando outro computador dessa rede não poderá abrir ou ver arquivos armazenados no seu computador. Todavia, você pode acessar os arquivos de outro computador da rede se o compartilhamento de arquivos estiver disponível nele.

Caso precise compartilhar arquivos, considere a possibilidade de enviá-los por email (consulte Enviar um anexo em uma mensagem do Windows Mail). Você também pode copiar os arquivos para um site que permita o armazenamento de arquivos e, depois, enviar às pessoas interessadas um link para os arquivos armazenados. Uma terceira opção é copiar os arquivos para um CD ou DVD gravável e entregar o disco para outra pessoa. Consulte Gravar um CD ou DVD.

Compartilhamento de impressoras. Uma impressora conectada por um cabo a um computador que executa o Windows Vista Starter não pode ser compartilhada com outros computadores de uma rede. Entretanto, é possível compartilhar uma impressora entre diversos computadores se ela for conectada diretamente ao roteador ou se for utilizada uma impressora sem fio. Consulte Instalar uma impressora em uma rede doméstica.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Aprenda a reinstalar o Windows XP sem perda de dados.

 

Durante uma reinstalação do Windows XP, todos os dados do seu PC são apagados.

Seguindo essa dica você vai reinstalar o Windows XP sem perder os seus dados e documentos pessoais, assim como as: configurações, parâmetros e programas instalados.

O Windows XP com a ajuda de um comando do DOS oferece esta possibilidade de guardar tudo. O que vai acontecer é que o Sistema Operacional vai unicamente reinstalar os arquivos essenciais ao funcionamento do sistema, enquanto que o resto fica intacto!

Antes de começar, tem que inserir o CD/DVD de instalação de Windows XP no seu leitor. Em seguida vá ao menu Iniciar > Executar e escreva cmd Na janela que se abre “Prompt” digite então: “X:\i386\winnt32 /unattend” ( mudar a letra X pela respectiva ao seu Leitor, onde está o CD/DVD de Windows XP) pronto, agora é só aguardar!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Como instalar o Windows XP usando o USB Flash Disk

 

Criando um Pendrive Bootável do Windows XP

O que vai precisar:


- Um computador com um Windows 32bits instalado

- CD Windows XP

- Uma placa mãe que aceite boot pelo usb

- Pendrive de 2GB ou mais.

- Os seguintes programas: USB_PREP8 (BitRoad Easy-share), PeToUSB  ( BitRoad  Easy-share),  e Bootsect  (BitRoad  Easy-share),

- Crie uma pasta no seu desktop, por exemplo: XPonUSB

- Extraia os arquivos Bootsect.zip , USB_PREP8, PeToUSB.

- Copie o arquivo executável PeToUSB dentro do diretório USB_prep8.

- Certifique-se de que seu pendrive esteja inserido numa porta USB.

- Dentro do diretório USB_prep8, dê um duplo click no arquivo executável usb_prep8.cmd.

- Abrirá uma janela do PeToUSB

- Não muda nada no PeToUSB janela, basta clicar em "Iniciar". Formatação do seu USB então vai começar. Só vai demorar alguns segundos.

- Não feche as duas janelas (PetoUSB e usb_prep8). Agora abra um novo prompt de comando digitando "cmd" no menu Iniciar-> Executar caixa. Neste NOVO prompt de comando, vá para o diretório onde for Bootsect.exe salvos. Agora digite "o Bootsect.exe / nt52 R:". Mudança "R" com a letra do seu diretório drive USB drive. NOTA: Quando executar o comando Bootsect.exe você não pode ter quaisquer janelas abertas exibindo o conteúdo do seu stick USB. Se tudo correu bem você verá "Bootcode foi atualizado com sucesso em todos os volumes segmentados."

- Agora feche este prompt de comando (Still, Não feche usb_prep8).

- Agora feche PeToUSB janela

- Agora você precisará digitar as informações corretas para os números 1-3.

Pressione 1 e depois entrar. Uma janela vai abrir pasta para navegar que você navegue para a localização de arquivos que você setup XP (também conhecido por seu cdrom drive com xp em cd-la)

Pressione 2 e introduza uma letra que não está actualmente atribuído a um drive no PC, digamos T

Pressione 3 e introduza a letra do seu stick USB

Pressione 4 para iniciar o processo.

- O script irá perguntar-lhe se o seu ok para formatar a unidade T:. Trata temp é apenas uma unidade de cache o programa cria arquivos de instalação do windows. Y, em seguida, pressione enter.

- Uma vez que é feito de formatação, pressione enter para continuar novamente, você vai ver agora o programa Windows XP copiando arquivos de seu CD para a unidade temp ele criou. Isso levará cerca de 3-5 minutos. Depois que isso for feito novamente pressione enter para continuar.

- Em seguida você verá uma caixa pop-up solicitando que você copiar os arquivos da temp unidade para unidade USB. Evidentemente, clique em "Sim". Isso levará cerca de 15 minutos, dependendo da velocidade do seu USB. No meu caso, levou cerca de 30 minutos.

- Uma vez concluído o programa tem uma janela popup copiar arquivos perguntando se você gostaria de drive USB para ser preferido boot drive U: selecione YES sobre esta janela

- Você acabar com esta parte. Agora selecione sim para desmontar a unidade virtual.

Processo 2 (Instalando XP em seu PC sem CD-ROM usando unidade flash USB)

1. Insira o seu USB, em seguida, inicia o PC, então vá para a BIOS set-up. Definir USB como seu principal boot dispositivo. Para Eee PC, se não tivesse boot no USB após fazer isso, existe uma opção na BIOS onde você pode mudar a memória primária e secundária, estabelecidos USB como o principal. Ao fazer isto, eu também mudou a SO instalação de "acabado" para "iniciar" só para ter certeza de que a instalação irá funcionar.

2. No menu iniciar você tem duas opções, selecione a opção número de configuração em modo texto.

3. Deste ponto em diante, é como qualquer outra instalação do Windows XP. Quando pronta, elimine todas as partições, incluindo um com o rótulo "BIOS" para EEE-PC. Recriar a partição primária no seu Eee PC e formatá-la usando o NTFS.

4. Assim que a porção em modo texto de instalação estiver concluída, o computador será reiniciado. Desta vez, o arranque no modo GUI.

5. Depois que a parte gráfica da instalação estiver concluída você vai ter novamente para inicializar no modo GUI XP para concluir a instalação até que você acabar no seu desktop XP. É muito importante que você não remover o stick USB antes desse ponto. Uma vez que você pode ver o seu menu iniciar ele é seguro para remover o stick usb e reinicie o seu pc para certificar-se de tudo funcionou

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Microsoft celebra 10 anos de MSN com histórias dos usuários

 

Ferramenta tem 330 milhões de cadastrados, gerando mais de 9 bilhões mensagens diárias

 

 

Com 18% da população mundial cadastrada, o serviço de comunicação instantânea MSN Messenger, da Microsoft, celebra nesta quinta-feira 10 anos de existência. Para marcar a data, a Microsoft convida os usuários a participar de ações enfocando no que tornou o produto um sucesso: o uso como ferramenta no cotidiano online.

O quarto serviço mais utilizado da Microsoft (perdendo para Windows, Office e Hotmail) é comemorado com um chamado por relatos curiosos sobre o MSN.

Segundo a Microsoft, várias histórias já foram enviados, especialmente tratando de relacionamentos via Messenger. Entre elas, a do espanhol Joan Antoni, que ao adicionar uma amiga acabou digitando um caractere a mais no nick name. O engano resultou em um contato com sua atual esposa.

"Foi paixão por erro de digitação", brincou Antoni.

Outra ação da MS é enviar uma mensagem de parabéns, sem informar de quem, para 10 amigos. "Vamos ver se eles adivinham", brinca a equipe do MSN.

Entre planejamento e consolidação do MSN como ferramenta de comunicação online foram 12 anos. O projeto, iniciado em 1997, começou corrigindo uma falha em outro recurso de comunicação, o Microsoft NetMeeting. O Meeting dificultava a vida de quem queria encontrar contatos seus, por não manter uma relação deles no programa. Assim, implementou-se uma solução chamada Buddy List (lista de amigos) que permitiria aos usuários ter um banco de dados com contatos.

Dois anos depois, o NetMeeting acabou desativado, dando lugar ao MSN Messenger.
Nos dois primeiros meses de vida, foram 2,5 milhões usuários. Passados outros seis meses, mais dois milhões de pessoas se associaram ao serviço.

Um ano após o lançamento, o MSN contava com 18 milhões de utilizadores.

Dos 330 milhões de usuários, estimasse que 140 milhões utilizem o serviço diariamente. Atualmente, o MSN tem 330 milhões de usuários, que logam-se três vezes ao dia no serviço, gerando mais de 9 bilhões de mensagens diárias.

CLICRBS, COM INFORMAÇÕES DA MICROSOFT

quarta-feira, 22 de julho de 2009

terça-feira, 21 de julho de 2009

Crimpando os cabos

 

A ferramenta básica para crimpar os cabos é o alicate de crimpagem. Ele aperta os contatos do conector, fazendo com que os contatos façam contato com os fios do cabo de rede:

É possível comprar alicates de crimpagem razoáveis por pouco preço, mas existem alicates de crimpagem para uso profissional que custam bem mais e que vale mais apena se você for usar bastante. Alicates de crimpagem precisam ser fortes e precisos, por isso evite produtos muito baratos.

Ao crimpar os cabos de rede, o primeiro passo é descascar os cabos, tomando cuidado para não atingir os fios internos finos. Normalmente, o alicate inclui uma saliência no canto da guilhotina, que serve bem para isso. Existem também descascadores de cabos específicos para cabos de rede, que são sempre um item bem-vindo na caixa de ferramentas, são baratos e vale a pena:

Os  pares do cabo são diferenciados por cores. Um par é laranja, outro é azul, outro é verde e o último é marrom. Um dos cabos de cada par tem uma cor sólida e o outro é mais claro ou com um risco da cor do outro cabo par.

É preciso destrançar os cabos, deixando-os soltos. Para facilitar o trabalho, descasque um pedaço grande do cabo, uns 5 ou 6 centímetros, para poder organizar os cabos com mais facilidade.

Depois corte os fios deixando apenas 1cm, mais ou menos, que entrará dentro do conector.O próprio alicate tem uma guilhotina para cortar os cabos.Lembre-se de manter os fios na ordem correta. A guilhotina faz um corte reto, deixando os fios prontos para serem inseridos dentro do conector, você só precisa mantê-los firmes enquanto encaixa e crimpa o conector.

Existem dois padrões para a ordem dos fios dentro do conector, o EIA 568B (o mais comum) e o EIA 568A. A diferença entre os dois é que a posição dos pares de cabos laranja e verde são invertidos dentro do conector.

A única observação é que você deve cabear toda a rede utilizando o mesmo padrão.

Como o EIA 568B é de longe o mais comum, recomendo que você o utilize ao crimpar seus próprios cabos.

No padrão EIA 568B, a ordem dos fios dentro do conector (em ambos os lados do cabo) é a seguinte:

1- Branco com Laranja
2- Laranja
3- Branco com Verde
4- Azul
5- Branco com Azul
6- Verde
7- Branco com Marrom
8- Marrom

Os cabos são encaixados nessa ordem, com a trava do conector virada para baixo, como no diagrama:

Ou seja, se você olhar o conector "de cima", vendo a trava, o par de fios laranja estará à direita . Este outro diagrama mostra melhor como fica a posição dos cabos dentro do conector:

O cabo crimpado com a mesma disposição de fios em ambos os lados do cabo é chamado de cabo "reto", ou straight. Este é o tipo "normal" de cabo, usado para ligar os micros ao switch ou ao roteador da rede. Existe ainda um outro tipo de cabo, chamado de "cross-over" , que permite ligar diretamente dois micros, sem precisar do hub ou switch. Ele é uma opção mais barata quando você tem apenas dois micros.

No cross-over, a posição dos fios é diferente nos dois conectores, de forma que o par usado para enviar dados (TX) seja ligado na posição de recepção (RX) do segundo micro e vice-versa. De um dos lados a pinagem é a mesma de um cabo de rede normal, enquanto no outro a posição dos pares verde e laranja são trocados. Daí vem o nome cross-over, que significa, literalmente, "cruzado na ponta":


Esquema dos contatos de envio e recepção em um cabo cross-over

Para fazer um cabo cross-over, você crimpa uma das pontas seguindo o padrão EIA 568B que vimos acima e a outra utilizando o padrão EIA 568A, onde são trocadas as posições dos pares verde e laranja:

1- Branco com Verde
2- Verde
3- Branco com Laranja
4- Azul
5- Branco com Azul
6- Laranja
7- Branco com Marrom
8- Marrom

 

A função do alicate é fornecer pressão suficiente para que os pinos do conector RJ-45, que internamente possuem a forma de lâminas, esmaguem os fios do cabo, alcançando o fio de cobre e criando o contato:

Como os fios dos cabos de rede são bastante duros, é preciso uma boa dose de força para que o conector fique firme, daí a necessidade de usar um alicate resistente. Não tenha medo de quebrar ou danificar o alicate ao crimpar, use toda a sua força:

 

Existem  aparelhos testadores de cabos, que ajudam muito na hora de montar uma rede.

 

 

Outra dica é que no padrão 100BASE-TX são usados apenas os pares laranja e verde para transmitir dados. Você pode tirar proveito disso para fazer um cabo mini-crossover para levar na sua caixa de ferramentas, usando apenas os pares laranja e verde do cabo. De um lado a pinagem seria:

1- Branco com laranja
2- Laranja
3- Branco com verde
4- nada
5- nada
6- Verde
7- nada
8- nada

1- Branco com verde
2- verde
3- Branco com laranja 
4- nada
5- nada
6- Laranja 7- nada
8- nada

 
Este é um cabo fora do padrão, que não deve ser usado em instalações, mas, em compensação, ocupa um volume muito menor e pode ser útil em emergências.

Outro componente que pode ser útil em algumas situações é o conector de loopback, que é usado por programas de diagnóstico para testar a placa de rede. Ele é feito usando um único par de fios, ligado nos contatos 1, 2, 3 e 6 do conector, de forma que os dois pinos usados para enviar dados sejam ligados diretamente nos dois pinos de recepção, fazendo com que a placa receba seus próprios dados de volta:

 

1- Branco com laranja
2- Laranja
3- Branco com laranja (retornando)
4- nada
5- nada
6- Laranja (retornando)
7- nada
8- nada

domingo, 19 de julho de 2009

Som do Notebook Pressario c720br

 

Pra quem esta tendo problema para instalar o audio do notebook compaq presario c700 faça este procedimento.
Baixe do patch de atualizacao da Microsoft UUA high definiton ou atualize o Windows XP para service pack 3 e depois baixe o driver conexant high definition numeracao no site HP sp34200 ou pelo Bitroad Easy-Share

O assistente da conexant vai dar erro dizendo que nao é possivel instalar driver.
Entao fassa na força bruta.
Va no gerenciador de dispositivos e peça para atualizar o driver de audio so que peça para instalar em um local especifico, depois nao pesquizar eu escolherei o driver a ser instalado, opção com disco e localize o caminho do driver de audio que é C:\swsetup\SP34200 selecione At8VEN5a.inf ai vai aparecer conexant high definition audio so selecionar dar um avançar e ignorar a notificacao do windows e reiniciar a maquina.
com o moden funciona da mesma forma instale manualmente
Este procedimento funciona com o presario escrito na etiqueta modelo c765br , c720br e no notebook mesmo estampado c700 .

Instalar NetFramework 3.5 sem internet

 

 

O tutor que se segue destina-se a todos os utilizadores que ainda não tenham a plataforma NetFramework 3.5 instalada no seu computador.
O que é a NetFramework 3.5?
É um pacote de instalação gratuíto que contém todas as librarias e ficheiros que permitem o funcionamento em ambiente Windows de aplicações construídas com Visual Studio.NET. Sem a presença desta plataforma no seu PC, o funcionamento dos aplicativos ficará comprometido e, em circunstâncias normais, nem sequer será capaz de os executar.
A instalação desta plataforma não vai sobrecarregar o seu sistema, muito pelo contrário. Vai torná-lo compatível com os novos produtos de software que estão a ser criados neste momento.
INSTALAÇÃO:
==========
Existem várias formas de instalação da NetFramework 3.5. Pode obtê-la através de CDs/DVDs de revistas de informática, instalar a partir da internet ou fazer o download do sistema de instalação e instalar posteriormente. Aconselho a optar pela 3ª opção, uma vez que é absolutamente segura e já foi devidamente testada por mim.
1º Clique AQUI para fazer o download da NetFramework 3.5 Full Package (todo o pacote completo +/- 200 MB).
NOTA: Se optar pela instalação indicada AQUI, vai inicialmente fazer o download de apenas 2 MB, mas durante a instalação vai ser descarregado o restante pacote. Para isso, durante a instalação terá que estar ligado à internet. No caso de fazer o download da versão Full Package, poderá depois instalar em qualquer computador, mesmo sem acesso à internet. Basta transportar o instalador, por exemplo, numa Pen.
2º Feche todos os programas abertos no seu PC e execute o ficheiro dtnetfx35.exe;


Inicialmente serão carregados os primeiros ficheiros essenciais à instalação.


No quadro que se segue, seleccione "I have read and ACCEPT..." e clique em Install.

Durante o processo de instalação, como pode ver no quadro seguinte, o processo estará aparentemente parado durante uns minutos, uma vez que informa que está a tentar ligar à internet. NÃO SE PREOCUPE. Deixe o programa executar esta operação o tempo necessário mesmo sem estar ligado à internet.

Terminadas as tentativas de ligação à internet (5 tentativas) o programa irá terminar a instalação durante mais alguns minutos.

No final clique em Exit e o processo estará terminado.
ATENÇÃO: É possível que aconteça um erro no final da instalação da Net Framework. Não há razões para alarme. Trata-se de um defeito do pacote de instalação, mas a plataforma fica correctamente instalada.

A partir deste momento o seu sistema está pronto a executar todos os aplicativos criados para a Net Framework 3.5.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Instalar o componente Fax

 

 

 

Por padrão, o componente Fax não é instalado durante a Instalação do Windows. Para instalar o componente Fax, execute estas etapas:
  1. Clique em Iniciar, em Painel de controle e clique duas vezes em Adicionar ou remover programas em Selecione uma categoria.
  2. Clique em Adicionar/remover componentes do Windows para iniciar o Assistente para componentes do Windows.
  3. Na lista Componentes, marque a caixa de seleção Fax Services e clique em Avançar. A Instalação instala os serviços de Fax. Se for solicitado, insira o CD do Microsoft Windows XP e clique em OK.
  4. Clique em Concluir e clique em Fechar.

 

 

Configurar o serviço de Fax
Para configurar o recurso de fax no Windows XP, execute estas etapas:
  1. Clique em Iniciar, aponte para Todos os programas, para Acessórios, para Comunicações, para Fax e em seguida clique em Console de fax.
    O Assistente para configuração de fax inicia.
  2. Clique em Avançar, digite as informações que deseja que apareça na folha de rosto do fax e clique em Avançar.
  3. Clique no modem que deseja usar na lista Selecione o dispositivo de fax.
  4. Se quiser desativar o recurso para enviar faxes desse computador, desmarque a caixa de seleção Ativar envio.
    Observação Por padrão, a caixa de seleção Ativar envio está marcada.
  5. Marque a caixa e seleção Ativar recebimento se quiser que o computador receba faxes.
    Observação Quando essa caixa de seleção estiver marcada, você poderá clicar em Resposta manual se não quiser que o computador receba faxes automaticamente. Por padrão, a resposta automática está ativada.
  6. Clique em Avançar.
  7. Digite o TSID (identificação do assinante transmissor ) que deseja usar na caixa TSID.
    Observação O TSID é obrigatório em algumas áreas. Essas informações de identificação normalmente aparecem na área de cabeçalho de um fax que receber. Essas informações ajudam a identificar a máquina de fax na qual o fax se origina. Essas informações normalmente incluem o número de fax do remetente e o nome comercial.
  8. Clique em Avançar.
  9. Digite o CSID (identificação do assinante chamado ) que deseja na caixa CSID.
    Observação O CSID digitado é exibido na máquina de fax na qual o fax se origina. Esse número ajuda a confirmar se você está enviando o fax ao destinatário correto.
  10. Clique em Avançar.
  11. Marque a caixa de seleção Imprimir em se quiser que cada um dos faxes recebidos seja impresso automaticamente. Ao marcar essa caixa de seleção, é possível selecionar uma impressora especifica onde é possível imprimir o fax recebido.
  12. Marque a caixa de seleção Armazenar uma cópia na pasta se quiser criar uma cópia arquivada de cada fax. Ao marcar essa caixa de seleção, é possível especificar o local de armazenamento para a cópia do fax.
  13. Clique em Avançar.
  14. Confirme as definições da configuração na lista Resumo da Configuração e clique em Concluir.
    O Assistente para configuração de fax fecha e a janela do Console de fax abre. O computador está configurado agora para enviar ou receber fax.
Alterar a configuração de Fax
É possível iniciar o Assistente para configuração de fax a partir da janela do Console de fax. Para iniciar o Assistente de configuração de fax, execute estas etapas:
  1. Clique em Iniciar, aponte para Todos os programas, para Acessórios, para Comunicações, para Fax e em seguida clique em Console de fax.
  2. No Console de fax, clique em Configurar fax no menu Ferramentas para iniciar o Assistente para configuração de fax.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Proteja seus contatos

 

Adicione no seu email enviado:

“CAMPANHA POR UMA INTERNET SEGURA
Proteja o endereço de seus amigos como estou protegendo o seu. Ao enviar mensagens use SEMPRE o "Cco" (Com cópia oculta).
Assim TODOS os endereços estarão preservados. E, claro, antes de encaminhar um e-mail, delete todas as informações que apareçam no corpo do e-mail e que possam ser usadas por hackers.”

domingo, 5 de julho de 2009

Menu em Ingles no Windows 98

 

Se o seu menu ficar em inglês é necessário restaurar o arquivo explorer.exe
acesse start (iniciar) > run (executar) e no campo abrir digite sfc
Na janela Verificador de arquivos do sistema, escolha a 2º opção - (extrair um arquivo do disco de instalação …) vá na pasta windows e selecione o arquivo explorer.exe - escolha iniciar.
Na tela de restaurar aponte a pasta win98 do CD windows 98 ele pedira para reiniciar.
Ao reiniciar seu menu volta para a língua correta.